quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como transformar memória RAM em uma partição de disco

Veja como transformar memória RAM em uma partição de disco


Enquanto os SSDs não se tornam acessíveis, usar a memória RAM do computador como uma partição pode ser uma solução simples para acelerar a abertura dos aplicativos mais usados. Essa técnica, que é executada via software, permite que arquivos sejam gravados na memória RAM, que é muito mais rápida que o HD tradicional. Para isso, tudo que você precisa é de alguns megabytes de memória sobrando e seguir os passos abaixo:

Passo 1. Baixe e instale o Dataram RAMDisk;

Passo 2. Ao executar o Dataram RAMDisk, na aba “Settings”, você pode definir o tamanho da partição em “Disk Size”. Isso pode variar de acordo com a quantidade de memória instalada em seu computador, mas, no mínimo, deixe livre a quantidade de RAM recomendada para seu sistema – no caso do Windows 7 e 8, esse valor é de 1 GB;

Configurações do Dataram RAMDisk (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurações do Dataram RAMDisk (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 3. Logo ao lado, selecione o tipo de partição que será emulada pelo Dataram RAMDisk. Estão disponíveis os formatos FAT16 e FAT32. A opção “Unformatted” cria uma partição sem formatação;

Passo 4. Para ativar a partição, clique em “Start RAMDisk”. Será necessário instalar de um novo driver. Ao ser questionado, clique em “Instalar” e aguarde;

Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 5. Por fim, o Windows Explorer deve atribuir uma letra à unidade (que varia de acordo com o número de discos instalados no computador) e abrir a nova partição. É nessa pasta que você deve copiar os aplicativos que deseja acelerar;

Partição armazena arquivos na RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Partição armazena arquivos na RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 6. Caso precise liberar mais RAM para executar um aplicativo pesado, clique em “Stop RAMDisk”. É importante que você salve todo o conteúdo armazenado na partição criada pelo programa, pois todos os dados serão apagados.

Finalizando o Dataram RAMDisk (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalizando o Dataram RAMDisk (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Configurações adicionais

Passo 7. A memória RAM não é capaz de guardar dados quando o computador está desligado. Se você pretende manter a partição ativa com os aplicativos instalados, a solução é criar uma imagem da partição sempre que o PC é desligado. Para isso, marque a opção “Save Disk Image on Shutdown”, na guia “Load/Save”;

Opções avançadas do Dataram RAMDisk (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Opções avançadas do Dataram RAMDisk (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Na opção “AutoSave” é possível configurar o programa para que o ele crie novas imagens da partição com uma frequência padrão de 300 segundos, que pode ser alterado conforme as suas necessidades. Isso evita que dados sejam perdidos no caso de queda de energia.

Passo 9. Ainda na aba “Load/Save”, marque “Load Disk Image at Startup” para que a imagem da partição seja carregada sempre que o computador é ligado.

Pronto! Com a partição criada, tudo que você precisa fazer é instalar seus programas mais usados no novo “disco”. Desde que seu computador possua RAM suficiente, essa técnica pode dar uma boa acelerada na abertura e utilização de aplicativos.
                                                                                       post retirado de techtudo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário